Artes do deslocamento

Parkour

Parkour  PK - ou l'art du déplacement - arte do deslocamento - é uma atividade com o princípio de se mover de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente possível usando as habilidades do corpo humano.

Uma importante característica desta arte é sua eficiência. Um praticante de Parkour (traceur, masculino e traceuse, feminino) não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira em que irá gastar menos energia e mais direto possível.

As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo méthode naturelle (Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert, mais tarde soldados franceses no Vietnã criaram o treinamento militar: parcours du combattant. David Belle (fundador do Le Parkour) foi iniciado no treinamento militar e méthode naturelle por seu pai, Raymond Belle  um soldado Francês que praticava as duas disciplinas. David Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática na vida.




Free Running


Free running é uma atividade física, onde os praticantes (runners) usam o ambiente disponível para execução de movimentos baseados em liberdade e estética.
O free running incorpora movimentos dinâmicos de deslocamento do Parkour incrementados por acrobacias diversas, como movimentos de ginástica artística, "Tricking" e "Street Stunts", criando um rápido e estético modo de deslocamento. É praticado preferencialmente em ambientes que disponibilizem diversos obstáculos.
Sua criação é geralmente atribuída a Sebastian Foucan ou ao grupo Urban Free Flow, e geralmente é tido como uma arte não utilitária (conceito questionável), por fazer uso de técnicas difíceis de acrobacias, que requerem o preparo físico máximo e controle corporal, como saltos mortais e acrobacias, geralmente de Ginástica Olímpica ou de Acrobacias de Solo Circenses.
O Free Running é uma arte que requer um desempenho corporal extremo e um desenvolvimento físico. Algumas acrobacias, tais como o Arabe ou o Double Leg, derivam de alguns esportes e artes marciais, tais como a Ginástica Olímpica e a Capoeira.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/